Como funciona a Ouvidoria ABSOLAR

A ABSOLAR oferece o canal de “Ouvidoria” para auxiliar o mercado solar fotovoltaico no enfrentamento das dificuldades na conexão dos sistemas de geração distribuída à rede das concessionárias de distribuição locais. Em alguns casos, os prazos e procedimentos estabelecidos na Resolução Normativa nº 1000/2021 e no PRODIST são respeitados pelas distribuidoras, sendo necessário protocolar uma reclamação na Aneel.

Como fazer a sua reclamação?

1º – Fale com a sua distribuidora e anote o protocolo de atendimento

2º – Caso não obtiver retorno no prazo informado ou discordar da resposta recebida, entre em contato com a ouvidoria da distribuidora

3º – Se não houver resposta da ouvidoria da distribuidora, abra um protocolo na ouvidoria da Aneel

4º – Com o número do protocolo da Aneel em mãos, registre seu caso aqui na Ouvidoria da ABSOLAR. Não é necessário ser associado para usar!

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (11) 3197-4560 ou e-mail: absolar@absolar.org.br. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Faça sua reclamação no formulário abaixo:


    SimNão




    Inversão de FluxoAusência de sistema automatizado e online para solicitação de conexãoAlteração de valores de custos repassados entre a emissão do orçamento de conexão e a efetiva contratação das obrasDificuldades na aplicação e funcionamento das modalidades de compensação de energia elétricaDescumprimento de prazo para emissão do orçamento de conexãoDescumprimento de prazos de aprovação de projeto de instalações de entradaDescumprimento de prazo para realização de vistoriaDescumprimento de prazo para substituição do medidorDescumprimento de prazo para troca de % de créditos ou de UCs beneficiadaErro de leitura e de faturamentoErro na distribuição dos créditos dentro dos critérios determinadosErros de tributaçãoFalta de clareza na forma de abertura do processoProblemas com o reembolso do encargo de responsabilidade da distribuidora em casos de execução da obra por parte do interessadoSolicitação de documentações diferentes das definidas pela ANEELSucessivas reprovações não justificadas de projetos de instalações de entradaReprovação de projeto em função do uso de microinversoresOutros


    Autorizo o uso das informações acima pela ABSOLAR, tanto junto aos órgãos competentes relacionados às questões relatadas, quanto na elaboração de materiais e pesquisas sobre o setor - sendo que, nesta última hipótese, os dados serão utilizados preservando-se a identidade da empresa que os submeteu.

    Seu caso foi resolvido? Preencha o formulário abaixo: